quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Planejando um documento multimídia:

Para a realização desta atividade, nós ficamos pensando em uma maneira de envolver nossos alunos na tarefa.
Colocamos a música “As vogais” (Patati e Patatá) para que pudessem ouvir e relacionar a vogal com a palavra iniciada por ela, as crianças escreveram, então essas palavras.
Dividimos as salas para que enfeitassem as letras e colorissem as figuras, em seguida fotografamos as atividades prontas e colocamos no computador para a montagem do filme no Movie Maker, juntando assim as fotos com a música “As vogais”.
Dessa maneira, em nosso trabalho utilizamos as mídias: rádio, CD com a música, câmera fotográfica e computador.
Tivemos algumas dificuldades para adequar as fotos ao tempo da música e outros problemas que foram surgindo no decorrer da montagem foram sanados  pela tutora Camila que sempre nos auxiliou no aprendizado e utilização da mídias em sala de aula.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mídia - Educação

Sei e acredito que diante  do que o mundo tecnológico nos é apresentado , precisamos enxergar que temos  que nos apropriarmos das novidades que não fizeram parte da nossa rotina e então ganharmos conhecimentos técnicos e muitas habilidades para produzir  com os alunos de forma coletiva e refletida  compreender as diferentes formas  que essa nova era vem dar (professoras) 
Eclesiasco 30 
Muitos estudiosos e pesquisadores alertam que em todas as esferas do nosso mundo social, lazer, cultura, trabalho passa por mudanças  produzidas pela MÍDIA , então a busca para sanar os problemas é encontrar  habilidades  adormecidas e dar significado , construir conhecimentos , chegando então à  resultados  interessantes: com aulas que envolvam tecnologias e mídias pode-se  perceber maior interesse. Quando o professor  faz parceria com reflexão crítica o aluno ganha conhecimento dando maior qualidade a sua vida.     

domingo, 13 de novembro de 2011

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Projeto de Ensino

E.M. PREFEITO DIONÍSIO ANTONIO MOUCO
PROFESSORAS:Andréia Alessandra Burati Moralez
                                 Maria Lucia Mendes Antonangelo
                                   Márcia            Regina Benetti.
1º Ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular:
- Linguagem oral e escrita.
Introdução
            Este projeto visa envolver as crianças no processo de aquisição da escrita refletindo sobre o papel das vogais na construção das palavras, espera-se que possam ampliar a percepção da sonoridade na composição das sílabas, avançando nos registros comuns.
Desenvolvimento
Fazer com que o educando descubra e perceba que para existir a comunicação entre as pessoas devemos incorporar saberes facilitando, construindo nossa vida no cotidiano.
Justificativa
O aluno deve saber ouvir, saber fazer, apropriando-se das aprendizagens significativas
Objetivo
- Revisar as vogais;
- Correlacionar as vogais a diversos objetos;
- Observar e contar quantas letras formam as vogais;
- Perceber as vogais analisando-as a partir de palavras.  
Conteúdo
- conhecimento prévio;
- vogais;
- nomeação de desenhos, figuras com cada vogal;

Metodologia
Utilização com a interação favorável utilizando com sabedoria todos os recursos previstos

Referências


O que é currículo ?


urrículo nada mais é do que o conjunto de conhecimentos, ensino e aprendizagem que envolve o aluno em todas as áreas educacionais. Este conjunto inter-relacionado vai alem das grades curriculares e passam a existem em todo âmbito escolar e alem dele, sendo trazido pelos conhecimentos do alunado.
Com o uso da tecnologia acontecendo na escola e as situações de aprendizagem tornado-se cada vez mais expansivas o currículo torna-se oculto. Muitas vezes não o registramos, mas é possível  identificá-lo nesta educação voltada a construção do conhecimento de forma onde o individuo é visto globalmente e portanto as atividades escolares o abrangem em seu todo, e não fragmentado como ele era visto.
O currículo é uma teia trançada pela escola, usando a realidade como matéria prima.

O que é Wiki ?


Pois é, essa atividade de produção coletiva, que acontece na rede, e pouco conhecida por nós. Utilizar as wikis, como são chamadas, uma vez que várias pessoas editam uma mesma página, possibilita navegar e ao mesmo tempo contribuir na construção coletiva sobre um assunto que é de seu domínio e que sua ajuda vai contribuir no aumento desse conhecimento para a humanidade. A produção de um hipertexto na enciclopédia da Wikipédia une pessoas de várias regiões do mundo em busca de um único bem, a formação de um artigo que pode ser ampliado ou modificado, desde que se respeitem os direitos do seu autor inicial.
Um cuidado que se deve ter ao utilizar as wikis é que nem sempre é permitido adicionar um comentário na página, isso acontece principalmente quanto aos assuntos muito polêmicos, ficando assim preservado a autoria inicial. As modificações realizadas pelos diferentes usuários são comunicadas ao usuário cadastrado de forma que se evitem transtornos neste tipo de ferramenta tão útil, mas que ainda é pouco utilizada em nossos dias.
A utilização desse recurso tecnológico na escola ultrapassará os muros da escola, sendo os alunos como indivíduo participante poderá contribuir de maneira organizada e consciente as informações recebidas, é certo que muitas informações devem ser confrontadas com outras enciclopédias, devidos as incorreções que possam aparecer, mas isso aparecerá como um desafio aos alunos que deverão olhar criticamente para a informação e verificar e conceber se tal assunto tem procedimento verídico, pois, sabemos que nós criamos em nosso dia a dia a realidade, com as verdades que produzimos.

Avaliação da Aula

Nossa aula foi planejada para uma turma de 1º ano, com intuito de demonstrar e colocá-los em contato com alguns recursos tecnológicos disponíveis na escola. O assunto da aula já era de conhecimento dos alunos, a novidade seria a forma de apresentar o conteúdo e como deveriam realizar a atividade.
            A princípio tivemos algumas dificuldades na instalação dos equipamentos, mas com a ajuda da professora de informática, a Camila, resolvemos tais dificuldades.
            Os alunos estavam atentos o tempo todo e colaborativos uns com os outros, quando um colega não conseguia realizar a tarefa outro imediatamente já se prontificava a ajudá-lo.
            A aula foi mais agradável e atrativa aos alunos, pois era algo novo escrever no computador sem o teclado, por exemplo, saiu da rotina diária de quadro, giz, caderno e lápis, é uma aula diferente que faz com que os alunos até se interessem mais pela aprendizagem, e com alunos participativos, nós professores também nos sentimos mais motivados com nossa prática educativa.

RELATÓRIO DE AULA

O envolvimento dos alunos foi repleto, todos participaram ativamente e com muito interesse na aula.
            A turma compreendeu satisfatoriamente a proposta da atividade, por ter sido clara a maneira como foi apresentada.
            Os alunos puderam perceber as diferentes formas de demonstrar as vogais, tanto com a fala no microfone, como no computador registrando-as com uso do mouse no programa Paint Infantil.
            Houve ótimo entrosamento entre os alunos, que souberam utilizar as máquinas sem desentendimentos e com cooperação entre ambos.
            Os objetivos planejados foram atingidos pela classe, todos compreenderam e realizaram as atividades propostas. A professora conduziu a aula de forma que os alunos participaram prazerosamente da mesma.
            Ao iniciar a aula ocorreram alguns imprevistos ao conectar os equipamentos mas foi solucionado rapidamente com o auxílio da professora de informática. 

Plano de Aula

PROFESSORAS:Andréia Alessandra Burati Moralez
                                 Maria Lucia Mendes Antonangelo
                                 Márcia Regina Benetti.
1º Ano do Ensino Fundamental
Componente Curricular:
- Linguagem e escrita.
Tema:
- Práticas de escrita;
- Falar e escutar;
- Práticas de leitura.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula.
Objetivos Específicos:
- Revisar as vogais;
- Correlacionar as vogais a diversos objetos;
- Identificar as vogais na música de Patati e Patatá;
- Observar e contar quantas letras formam as vogais;
- Memorizar a melodia da música cantarolando;
- Escrever as vogais no computador;
- Exercitar a escrita das vogais.
Duração das atividades:
1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados com o aluno:
Reconhecimento das vogais entre as letras do alfabeto:
- Perguntar onde elas podem visualizar as vogais em sala de aula.
Estratégias e recursos da aula
1º momento: Organização da sala.
Será utilizada a sala de informática para que a professora e os alunos usem os recursos tecnológicos.
2º momento: Incentivo da aula.
O professor irá informar a hora e convidar as crianças a mergulharem no mundo da tecnologia para conhecer as letrinhas do alfabeto chamadas de vogais, através da música: As vogais. Composição: Ricardo Reina. Interpretação: Patati e Patatá.
3º momento: Exposição do assunto.
Será utilizado o Data Show para mostrar slides de cada vogal, relacionada a um objeto.
4º momento: Atividades.
Depois de terem estudado as vogais de forma divertida a professora pedirá que os alunos identifiquem as vogais  e um objeto que inicie com a vogal falada na música que viram no datashow.
As crianças irão pronunciar as vogais no microfone. Em seguida as crianças irão escrever as vogais no computador utilizando o programa Paint Infantil.
O encerramento da aula será com as crianças cantando e dançando com a música do Patati e Patata, enquanto apreciam as atividades realizadas.
Recursos Complementares
- Pendrive;
-Notebook;
- Data Show;
- Caixa Amplificada;
- Aparelho de som e CD;
- Microfone;
- Computador e Internet.
Avaliação
A avaliação será diagnóstica e formativa a fim de observar se realmentehouve aprendizagem significativa por parte das crianças. Para tanto, as crianças serão questionadas para saber se gostaram da aula, quantas conseguiram aprender o assunto e o que precisa ser melhorado, de modoque a professora possa verificar a aprendizagem das crianças, considerando os aspectos qualitativos a quantitativos.
Referências
Sites: